Quem somos: Alê, £isi e Fazer

Quem somos: Alê, £isi e Fazer
Alessandro Martinello, Executivo de vendas, projeto de roqueiro, aventureiro de plantão; e Lisiane Potrikus Martinello, Historiadora. Nosso gosto por viagens de moto começou por acaso, num pequeno passeio feito num domingo à tarde. A paixão foi crescendo cada vez mais, e as viagens foram ficando mais longas e elaboradas. Viajar de moto é a atividade mais íntima que um ser humano pode ter, pois sozinho, dentro do seu capacete, tendo somente o barulho do vento como companheiro, você tem a chance de pensar em nada, e somente observar toda a beleza do caminho. É sentir o calor do sol e o frio da chuva. Não é ver a paisagem, é fazer parte dela.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Serra do Rio do Rastro - Imagens em HD

Olá a todos os nossos amigos e leitores!
Sabemos que temos um considerável número de postagens sobre a Serra do Rio do Rastro, mas é que esta é uma das mais fantásticas estradas do mundo, e estamos a somente 70 km de distância dela, então quando resolvemos dar uma volta por perto, acabamos sempre dando uma voltinha por lá, nesta que é o destino mais procurado pelos motociclistas do Brasil e das Américas, rivalizando de igual para igual com a Cordilheira dos Andes.
Bem, já que no dia 08 de março de 2015 fomos novamente passear por lá, resolvemos fazer umas fotografias em alta resolução, especialmente da estrada em si, para compartilhar com todos os nossos leitores e amigos. Também vou deixar algumas dicas de como chegar mais facilmente até a 
Serra do Rio do Rastro. 
Para quem vem do litoral, quase todo mundo acaba fazendo o caminho tradicional, mas existe outro mais bonito. Vamos a todas as opções:
Para quem vem de Florianópolis, deve-se sair da BR-101 em Tubarão, seguir pela SC-370 até Braço do Norte, dali pegamos a SC-108 até Orleans, onde vamos entrar a direita e seguir pela SC-390 até Lauro Müller e finalmente até a Serra, num trajeto de aproximadamente 75 km. Link e mapa:



Repare que você também pode seguir um pouco mais a frente em Tubarão e pegar a SC-390 até Orleans, que torna o caminho mais curto, mas esta parte da estrada não é asfaltada e muito ruim, eu não aconselho.*
Correção em 29/09/2015: Este trecho de Tubarão até Pedras Grandes está todo asfaltado agora. De Pedras Grandes até a Localidade de Pindotiba é que ainda tem um trecho de cerca de 4 km de chão batido, depois tudo asfalto novinho até Orleans. Agora vale a pena, o trecho é mais curto e muito bonito.

Se Você vier de Porto Alegre, você vai entrar no acesso principal para Criciúma,  pela Rodovia Luiz Rosso, e seguir até o centro da cidade, cerca de 18 km.
 Link e mapa:



De Criciúma, você pode rodar cerca de 40 km até Orleans e de lá para a Serra como no primeiro mapa. Segue o link e mapa até Orleans:



Ou ainda ir por Siderópolis e Treviso, saindo em Lauro Müller e dali para a Serra, uma rota mais curta, mais bonita, Com cerca de 50 km até o pé da Serra, porém com ainda 3 km de estrada de chão. Motos esportivas terão que ir bem devagar por esses 3 km, mas não é impossível. A paisagem vale a pena, eu prefiro ir por este caminho.*
Correção em 29/09/2015: O trecho agora está todo asfaltado, estrada excelente, passa qualquer veiculo!! Segue link e mapa:



Bom, pelo litoral estes são os trajetos possíveis para quem vai subir a Serra do Rio do Rastro. Já para quem vai descer, a partir da BR-116, deve entrar em Lages na BR-282, e então existem dois trajetos possíveis. Você pode seguir pela SC-114 para São Joaquim, depois pela SC-390 até Bom Jardim da Serra e dali para a serra, rodando cerca de 140 km até o Mirante. Uma rota mais curta mas muito monótona, sem muita coisa para ver. Segue link e mapa:



Ou se preferir seguir pela BR-282 até a altura de Bom Retiro, pegar a SC-416 até Urubici, seguir até São Joaquim, pegar a SC-390 à esquerda e seguir para Bom Jardim da Serra e finalmente a serra. Nesta rota você roda cerca de 200 km, mas a paisagem é linda. Link e mapa:



Para quem gosta de paisagens e natureza, a rota por Urubici é infinitamente mais bonita. É aconselhável reservar um dia inteiro só pra visitar esta cidade. Em Urubici você pode visitar o Morro da Igreja, ponto culminante de SC com mais de 1800 metros de altitude, a Cascata do Avencal, o Morro do Campestre com incríveis formações rochosas, e ainda as Inscrições Rupestres feitas pelos antigos índios que habitavam a região a mais de 4 mil anos atrás! Também é possível visitar a Serra do Corvo Branco, outra fantástica estrada, muito mais assustadora que a Serra do Rio do Rastro, só que ela está em processo de pavimentação, e se encontra fechada. Lá por 2017 é que vai ser liberada novamente. Todos estes pontos turísticos você acha aqui no nosso blog em postagens mais antigas, confira.
Estes são os acessos possíveis até a Serra do Rio do Rastro, e abaixo, segue o link e o trajeto da Serra do Rio do Rastro.




A estrada na Serra do Rio do Rastro pode ser dividida em duas etapas: Depois que você passa o Posto da Policia Rodoviária Estadual na localidade de Guatá, você já começa a subir a serra. Este é a etapa digamos "civilizada", pavimento em asfalto, e tem cerca de 10 km de extensão, até a lanchonete "Lanches Rio do Rastro" que vende um monte de bugigangas relacionadas a Serra, numa curva acentuada a direita.
Link e mapa:



Pois bem, daqui para a frente prepare-se para a verdadeira aventura, a parte "insana" da Serra, a  inclinação da pista é forte, os precipícios altíssimos,  e você vai passar do ladinho deles, seguindo por uma estrada estreita, mas com muitos refúgios onde parar e admirar toda esta maravilha da natureza que é a Serra e da engenharia que é a estrada em si. São somente 8 km de extensão, mas garanto que são os 8 km mais fantásticos que se pode rodar no Brasil e talvez de toda a América do Sul. Link e mapa:



Bom caros amigos e leitores, espero ter ajudado com dicas para quem pretende conhecer este lugar, e estamos prontos para ajudar e tirar dúvidas se alguém precisar. Fiquem com incríveis imagens da Serra do Rio do Rastro em alta definição.






































































Agora vamos descer!





















































































Descida completa da Serra do Rio do Rastro:


Para quem quiser ver a Serra do Rio do Rastro ao vivo:


Abraços a todos!

Alê  &  £isi.