Quem somos: Alê, £isi e Fazer

Quem somos: Alê, £isi e Fazer
Alessandro Martinello, Executivo de vendas, projeto de roqueiro, aventureiro de plantão; e Lisiane Potrikus Martinello, Historiadora. Nosso gosto por viagens de moto começou por acaso, num pequeno passeio feito num domingo à tarde. A paixão foi crescendo cada vez mais, e as viagens foram ficando mais longas e elaboradas. Viajar de moto é a atividade mais íntima que um ser humano pode ter, pois sozinho, dentro do seu capacete, tendo somente o barulho do vento como companheiro, você tem a chance de pensar em nada, e somente observar toda a beleza do caminho. É sentir o calor do sol e o frio da chuva. Não é ver a paisagem, é fazer parte dela.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Cânion Fortaleza

Olá a todos os nossos amigos e leitores!
Até que enfim arrumamos um tempinho para dar uma pequena volta num domingo, dia 06 de março de 2016, e visitar um lugar que à muito tempo tínhamos vontade de conhecer! O realmente grande, lindo e fascinante 

Cânion Fortaleza

que fica na cidade de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul.
Cambará do Sul já é nossa velha conhecida, em 2011 visitamos o Parque Nacional Aparados da Serra, depois em 2013 passamos por lá novamente a caminho de São José dos Ausentes, enfim, visitamos várias vezes este lugarzinho lindo, sempre passando no Restaurante Galpão Costaneira, um lugar que é muito mais que um restaurante. Mas enfim, nosso objetivo é o Cânion Fortaleza, e como eu havia dado uma volta solo na Serra do Faxinal, que dá acesso a Cambará do Sul a partir de Praia Grande, SC, resolvi fazer um trajeto diferente para chegar até lá. Só que o GPS me enganou, e eu perdi a entrada para o Cânion, então acabamos rodando muito além do necessário, mas os enganos fazem parte e seguimos até o nosso destino.

Esta foi a nossa rota de ida, por Timbé do Sul, SC, subindo pela Serra da Rocinha até São José dos Ausentes e seguindo pela RS 020 até Cambará do Sul. Quem tem pressa não deve seguir esta rota. A Estrada está em péssimas condições, muita pedra solta, estrada ruim mesmo, levei um tempo considerável para fazer este trecho. Com motos trail fica mais fácil, mas com a Fazer eu passei muito trabalho. Mas enfim, o que vale é a aventura, então aproveitamos para ir curtindo a paisagem até lá. Algumas imagens da trecho:








Acima fotos da Serra da Rocinha




Terraplanagem para o asfaltamento da BR-285, que liga o litoral da SC ao Planalto do RS, cortando a Serra da Rocinha. Mexeram um pouco antes da eleição de 2014, e parou tudo. Provavelmente vão começar a mexer novamente lá pra julho, agosto desse ano, porque tem eleição de novo... Lá pelo ano de 2132 deve ficar pronto... vergonha... Mas enfim, tocamos por esta estrada "maravilhosa" até Cambará do Sul, onde pegamos uma estradinha asfaltada de 13 km até quase ao Cânion Fortaleza. Esta estrada é fantástica! Como é uma região de preservação permanente, não foi feito nenhum corte no terreno, a estrada segue o relevo natural, então é cheia de subidas, descidas, curvas, enfim, um parque de diversões!! Mas nem tudo é alegria: os últimos 8 km são de estrada de terra. Estrada não, só terra e pedra. É cruel. Levei meia hora pra fazer esse trechinho... A moto ateu embaixo em várias ocasiões, até entortou o cavalete central, tive que mandar arrumar depois... estrada péssima mesmo. Moto esportiva esqueça: você não vai chegar... Depois dessa tortura toda enfim chegamos ao Cânion Fortaleza. Não é pago para entrar, mas é tudo muito controlado, isso é muito com para a conservação do lugar. Chegamos ao fim da estrada e agora é a Trilha até o Mirante do Cânion. E já fomos recepcionados por um habitante local!



Um belo exemplar de Graxaim


Trilha que leva até o mirante do Cânion Fortaleza, são 1,5 km


Esta vespa pica a aranha, a paralisa e tranca a mesma numa toca que ela cava no chão, coloca seus ovos encima dela, e quando os ovos eclodem, os filhotes da vespa se alimentam da aranha, ainda viva! 



Começamos a ter alguma visão do Cânion




É uma subida bem íngreme



Olhando para trás, uma bela surpresa: é possível ver todo litoral sul de SC e parte do litoral norte do RS. Destaque para a cidade de Torres, no RS.







Belíssima cachoeira, uma de muitas!




O Cânion é muito lindo



E lá no fundo do Cânion, o Rio da Pedra, em SC!






As fotos não ficaram muito boas, mas olhem a cachoeira e o poço que tem lá no fundo do Cânion!









Mais um morador do Cânion resolveu dar o ar da graça!












No final da tarde começa a "viração", fenômeno causado pela subida do ar quente do litoral que encontra o ar frio da serra, causando a condensação do mesmo, transformando-se em nuvens que começam a encobrir o topo da serra.


Algumas fotos dos detalhes das cachoeiras.






É hora de voltar, e o caminho é longo até onde a moto ficou!





Flores pelo caminho.







Independence day?




Mais um habitante do cânion, este ocupado em pescar sua comida!




É hora de voltar pra casa!


Para voltar, optamos por descer a Serra do Faxinal até Praia Grande, e pagar a BR 101 até Criciúma.

Visitamos mais um lugar mágico da nossa região, vale muito a pena fazer este passeio, uma pena foi perdermos muito tempo na estrada e por fim acabamos não visitando a Pedra do Segredo que fica ali junto ao Cânion. Esta vai ficar para uma próxima vez.

Fique com os videos do passeio, com destaque para a Estrada que dá acesso ao Cânion. 
Abraços a todos!
Alê & £isi.